O cabeamento estruturado otimiza as conexões e custos dentro de empresas, facilita adaptação a novas tecnologias, versatilidade, organização e agilidade na manutenção. Confira abaixo cinco perguntas comuns para as empresas que ainda não se decidiram em adotar essa nova forma de organizar o cabeamento de rede.
1- Quais são as vantagens de trabalhar com cabeamento estruturado?
O cabeamento estruturado é a forma inteligente de manter a empresa conectada e funcionando perfeitamente de forma integrada e simultânea. As principais vantagens em optar pelo cabeamento estruturado são:
- Baixo custo de manutenção
- Integração total do sistema empresarial
- Otimização de recursos, transferência com todas as sinalizações de dados, multimídia e telefonia
- Menor chances de falha humana
2- Por que usar o cabeamento estruturado na empresa?
Antes de reforçar as razões para o uso do cabeamento estruturado na empresa, coloque no papel qual foi o custo no ultimo ano com manutenção das ligações? Qual a quantidade de dinheiro gasto por falhas nas ligações ou tempo perdido nessas manutenções?
O ponto chave aqui é redução de custos e adaptação a novas tecnologias. Se a empresa projeta crescimento nos próximos anos e almeja lucros mensais seja significativos, o primeiro ponto a melhorar é o coração da empresa.
Otimizando as conexões a empresa economiza tempo, dinheiro, mão de obra e os gestores podem focar no desenvolvimento de outras áreas com segurança, pois tudo irá funcionar como deveria.
3- É preciso planejar a infraestrutura?
Sim, a chave do cabeamento estruturado é o bom planejamento. Essa forma de cabeamento tem como ideia central oferecer a cada empresa, de forma personalizada, um sistema qualificado e inteligente de conexão. É apenas através de um bom projeto que será possível prevenir congestionamentos, diminuir despesas com material, redução de custos na instalação e manutenção. O investimento na estrutura, desde a base, deve ser pensado de forma criteriosa, com uso de bons materiais e com profissionais qualificados.
4- Quais normas da área de cabeamento estruturado devo seguir no meu projeto?
De forma geral as normatizações para instalação de cabeamento estruturado são as seguintes:
- ISO, EIA, ABNT, IEEE, ANSI e TIA
- TIA 526-14A: Cabeamento de Fibra Ótica;
- TIA 568A-A1-1998: Atraso de Propagação em cabos, componentes links básicos e canais;
- TIA 568A-A4-1999: Cabos Patch;
- Cores: BV,V,BL,A,BA,L,BM,M (T568A);
- Cross: BL,L,BV,A,BA,V,BM,M (T568B);
5- Como organizar os cabos?
Existe uma norma técnica para a identificação de cabeamentos, inclusive audiovisuais disponibilizada pela InfoComm International, a Cable Labeling for Audiovisual Systems (CLAS).
Essa técnica auxilia na operação de técnicos e instaladores na manutenção e resolução de problemas, já que cada cabo é facilmente identificado de forma padrão e torna o atendimento muito mais eficiente. Algumas orientações podem ser aplicadas a qualquer tipo de instalação como:
- Utilizar materiais de boa qualidade
- Avaliar sempre qual o melhor cabo para cada instalação
- Não desenrolar mais de 13mm dos cabos trançados de rede,
- Identificar visualmente de forma simples e objetiva cada cabo, painel de conexões e tomadas
- Observar sempre se nenhum cabo esta torcido ou estrangulado