Gerenciamento de projetos de TI histórico e ciclo de vida

Gerenciamento de projetos de TI é o processo de gerenciamento do plano, da organização e da responsabilidade para atingir as metas de tecnologia da informação. Como a abrangência do serviço de TI atinge praticamente todos os negócios ou empresas, o escopo dos projetos pode ser grande e complexo.

Para atender a magnitude do gerenciamento de projetos de TI significa que é mais do aplicar conhecimento, alinhar habilidades e usar ferramentas e técnicas disponíveis para conduzir um projeto ao sucesso. Os gerentes de projeto de TI lidam com os desafios de integrações interdependentes, atualizações rápidas de tecnologia e mudanças de versão que podem ocorrer ao longo do cronograma do projeto.

Gerenciamento de projetos de TI (ITPM) é mais do que apenas aplicar conhecimento, alinhar habilidades e usar ferramentas e técnicas para conduzir o ciclo de vida de um projeto até a conclusão.

Um projeto de TI é um empreendimento de curto ou longo prazo que tem um começo, meio e fim. O resultado final de um projeto é criar algo de valor, seja uma obra de arte, no agronegócio indo para o mercado ou um website de comércio eletrônico. No setor de TI, o gerenciamento de projetos se tornou mais complexo à medida que as tecnologias evoluíram de forma rápida.

História do Gerenciamento de Projetos de TI

O gerenciamento de projetos é um processo praticado por muito tempo que. Na década de 1950, no entanto, os elementos foram mais formalizados nas disciplinas de engenharia, construção e defesa militar, e ferramentas e melhores práticas foram desenvolvidas com uma estrutura semelhante.

O formato inicial de planejamento usava princípios que movem um projeto do início ao fim em uma ordem lógica. Hoje, esses estágios são Início, planejamento e projeto, construção, monitoramento e controle e conclusão ou encerramento do projeto. O gerenciamento de projetos de TI se tornou popular à medida que os avanços na tecnologia e nos negócios se tornaram dependente cada vez mais dele.

O ciclo de vida do gerenciamento de projetos de TI

O ciclo de vida de um projeto de TI envolve os cinco processos básicos comuns a todos os projetos:

  • Lançamento,
  • Planejamento,
  • Execução,
  • Controle
  • Monitoramento e conclusão do projeto (ou encerramento do projeto).

No início, um termo de abertura do projeto é usado para definir as metas, o orçamento e o escopo do projeto, e um gerente de projeto é designado. As entregas são então planejadas e o gerente de projeto define os prazos.
Durante a fase de execução, a equipe conclui as tarefas atribuídas por uma metodologia escolhida ou já integrada na empresa integrada.
Custos, riscos e status do projeto são monitorados e controlados por meio de comunicação, reuniões e outros mecanismos de suporte.
A conclusão do projeto ocorre com a aprovação de uma fase ou de todo o projeto e os usuários finais assumem a propriedade.

O método mais aplicado no gerenciamento de projetos de TI ​​é o método em cascata, que envolve um processo linear preditivo. Neste método, o Gestor define todo o projeto – do escopo ao custo e ao cronograma – antes de começar. Cada fase é então iniciada e uma “transferência” estrita indica a conclusão da fase. Outro método de ciclo de vida, o método Iterativo, usa uma abordagem mais incremental. Essa abordagem iterativa ou incremental repete as fases e cada iteração completa as fases de planejamento, análise e design com a capacidade de cumprir uma meta específica no final da iteração. Cada iteração adiciona funcionalidade total ao projeto final.

O gerenciamento de projetos de TI também pode usar um ciclo de vida adaptável, como aqueles encontrados nas metodologias Agile. Este método fornece uma versão ainda mais flexível do processo iterativo, condensando linhas de tempo em bursts de atividade mais curtos. Um ciclo de vida adaptável é especialmente útil no desenvolvimento de software e pode suportar mudanças ao longo do projeto.

Quais são os envolvidos nos projetos de TI?

Da mesma forma que o gerente de projeto designado está no controle e tem acesso a todo o escopo do projeto, existem vários membros com habilidades diversificadas dentro da equipe ou equipes que realizam os elementos exclusivos de um projeto de TI. Dependendo do projeto em si, engenheiros de software e rede, programadores, outros profissionais de TI e analistas lidam com a maior parte do trabalho. No entanto, a conclusão de um projeto também pode envolver criativos (como web designers e artistas gráficos) que fornecem elementos de usabilidade. embora não estejam envolvidos no trabalho diário, o usuário final, os líderes de equipe, a gerência e as partes interessadas são necessários para dar suporte e devem ser mantidos a par do progresso por meio da comunicação de marcos.

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