Projeto de Infraestrutura TI aprenda a avaliar a qualidade do projeto

O projeto de infraestrutura de TI, deve passar por avaliação de qualidade por se tratar de um elemento estratégico para a empresa. Os gestores de TI devem estar atentos aos pontos mais importantes a considerar durante a avaliação da qualidade de um projeto de infraestrutura de TI.

Pequenas, médias ou grandes empresas necessitam alcançar o nível máximo de qualidade em seus ativos voltados à tecnologia, por isso, um projeto de infraestrutura de TI deve ser avaliado criteriosamente para atender às necessidades atuais e futuras do negócio. Sua empresa está preparada para crescer com planejamento?

Fique de olho nestas dicas que a equipe da WPS separou e comece a colocar em prática o quanto antes para manter um projeto eficiente de infraestrutura de tecnologia da informação.

Projeto de Infraestrutura TI e a Gestão da qualidade

Manter um padrão de qualidade na implementação de projetos em tecnologia da informação é um desafio. Para criar um sistema confiável e que atenda às necessidades do cliente, do usuário ou organização, estabeleceu-se a ISO 20000 com requisitos sobre o gerenciamento de qualidade em TI.

Os clientes que optam por trabalhar com empresas devidamente certificadas com a ISO 20000 ganham benefícios como a certeza de que a prestação de serviços ocorrerá conforme documentos de referência e aceitação mundial, além de processos mais eficientes e que exigem melhoria contínua.

Conheça a seguir alguns dos princípios básicos que devem ser atendidos pela ISO 20000:

Focar no cliente

Uma infraestrutura de TI com qualidade deve ser pensada e construída desde o projeto pensando no cliente final e em sua satisfação. Interno ou externo, as demandas de negócio devem ser atendidas em sua totalidade.

Líderes

Um ambiente propício para que líderes e gestores desenvolvam seus trabalhos com responsabilidade é essencial. A norma ISO 20000 vai muito além do foco em estrutura de tecnologia da empresa, ela também se estende aos colaboradores e por isso é tão abrangente.

Envolver

Toda a equipe deve manter o compromisso com a qualidade nos serviços. Apesar de ser uma decisão da diretoria, todos os colaboradores envolvidos diretamente com processos precisam estar cientes e auxiliar neste contínuo aperfeiçoamento.

Projeto de Infraestrutura TI e a Abordagem de processos

O mapeamento da infraestrutura e processos em TI permite um olhar mais estratégico sobre o departamento, suas necessidades e outros itens que devem ser avaliados para obter melhorias.

Abordagem sistêmica no Projeto de Infraestrutura TI

Os processos abordados têm uma correlação e interagem entre si, por isso é fundamental analisar toda a infraestrutura gerando uma visão sistêmica para melhorar a gestão e potencializar a performance corporativa.

Tomada de decisão, avaliação e frameworks de qualidade

As alterações no projeto e após implementação devem basear-se em dados coletados e análise para fundamentar a tomada de decisão. Para aplicar a avaliação de qualidade, é necessário estabelecer objetivos, metas e indicadores que possibilitem uma medição efetiva. Frameworks de qualidade podem ser empregados na implantação do projeto de infraestrutura de TI e considerados como bibliotecas de boas práticas, assim, fica mais fácil construir e manter a estratégia de gestão da qualidade.

ITIL

É um grupo de publicações com boas práticas de manutenção, operação e infraestrutura que visam melhorar a qualidade da entrega de serviços em TI. Através da padronização e alinhamento com a gestão estratégica dos negócios, os erros são minimizados e as operações são otimizadas. Resumindo, o ITIL permite que sua empresa mantenha a “casa em ordem”. Quer coisa melhor?

COBIT

Muito utilizado no mercado, trata-se de um framework relacionado à governança de TI que auxilia no controle de qualidade, com o objetivo de aumentar o nível de segurança da informação.

Teste funcional, de stress e gerenciamento de ambiente
Mesmo com todo o cuidado dos processos, considere a aplicabilidade de testes para avaliar o real funcionamento de todas as partes da infraestrutura em um ambiente real de produção. Para evitar imprevistos com o aumento de demanda, os testes de stress expõem a infraestrutura a uma carga máxima de uso e possibilita uma avaliação do desempenho. A rotina de monitoramento e gerenciamento permite que se avalie os indicadores depois da implementação, já que os mesmos podem sofrem alterações.

solicitar-projeto-de-infraestrutura-de-ti

Posts Relacionados