Soluções wireless saiba como a tecnologia sem fio atua nas indústrias

Soluções wireless estão presentes em nossas vidas em praticamente todos os lugares, nas empresas, residências e até em praças públicas. No ambiente industrial as soluções wireless ou sem fio vão além da mera transmissão de pacotes de dados.

A tecnologia sem fio está em alta demanda no setor industrial e está mudando a forma como é feita a capacitação da mão de obra influenciada pela entrada de novos recursos voltados para a Indústria 4.0.

Soluções wireless ou “Sem fio” significa transmitir sinais por ondas de rádio invisíveis em vez de cabos.

É surpreendente como essa tecnologia está se transformando para atender as demandas do ambiente industrial. Os gestores do setor produtivo ligados diretamente a mecanismos e técnicas de produção estão descobrindo que existe um universo novo a ser explorado através das soluções wireless para o setor industrial.

Soluções wireless e os desafios atuais

Hoje as soluções wireless na indústria estão ligadas diretamente a capacidade e facilidade na manutenção, segurança e suporte. Por incrível que parece esses motivos apenas, não são suficientes para justificar o investimento em novos dispositivos sem fio. A máxima na indústria no Brasil ainda é de que: Não se mexe em time que está ganhando.

Na contramão desses pensamentos estão as novas Soluções wireless para comunicação entre maquinas e sistemas que trazem uma abordagem mais moderna e prática para a linha de produção.

Unificação de dispositivos e soluções wireless

Empresas de TI terceirizadas que atuam na indústria estão se distanciando das abordagens típicas para a tomada de decisão de investimento por meio do ciclo de vida do TI.

Empresas como a WPS Digital estão atuando junto os Gestores de TI nas indústrias na mudança de paradigmas que inclui a consideração de recursos que levem a excelência e o crescimento das unidades de negócio.

a transformação industrial em direção ao 4.0 está exatamente igada a adoção de equipamentos e dispositivos móveis, scanners, sensores,

A transformação industrial moderna impulsionada pela rápida adoção de equipamentos de dispositivos móveis, scanners, sensores, AGVs (Automated Guided Vehicle) uma avançada tecnologia para o transporte de materiais no interior de uma linha de produção, colaboração aumentada, dispositivos “vestíveis” como relógios inteligente e óculos de realidade aumentada. Sem falar nas inúmeras soluções de rastreamento que exigem uma categoria diferente de rede para dar suporte a seus objetivos.

Com o avanço da Indústria 4.0, tudo no ambiente fabril está se tornando inteligente, conectado e pronto para transformar a forma como é feita a produção e os negócios.

Os equipamentos integrados e conectados a processos operacionais, essas tecnologias criam novas vantagens para as empresas de manufatura com foco em 3 fatores:

  • Redução de custos;
  • Melhoria da qualidade produtiva;
  • Aumento do rendimento.

75% dos dados gerados na indústria serão criados e processados ​​fora de um data center tradicional ou nuvem até 2025.

É importante ressaltar que para atingir o objetivo dos fatores citados acima, o projeto deve ser construído em uma base sólida, o que obriga as empresas a adoção de tecnologia sem fio de última geração:

WiFi 6 ou 802.11AX

Padrão sem fio de última geração com capacidade de adicionar mais dispositivos, transmitir simultaneamente de todos os dispositivos em velocidades mais rápidas e melhorar a eficiência energética, o que significa que todos os dispositivos com baterias durarão mais. O WiFi 6 também oferece melhor cobertura e gerenciamento de sinal, o que é extremamente importante para fábricas e depósitos cheios de metal, máquinas, computadores e robôs que emitem interferências. Estima-se que mais de 46 bilhões de dispositivos devem ser conectados até o final de 2021, não é de se admirar por que as indústrias devem estar preparadas com redes modernas capazes de lidar com tais dispositivos.

BLE + Zigbee

Os pontos de acesso de hoje agora incluem antenas Bluetooth de baixa energia ou outros padrões de tecnologia como Zigbee. Esses dispositivos conseguem entregar muito mais do que seus predecessores.
A adoção dessas tecnologias torna os pontos de acesso capazes de muito mais do que a conexão sem fio básica. O mais importante: uma ampla gama de novos dispositivos e possibilidades de uso de negócios podem ser aplicados com soluções sem fio corporativas, tornando a justificativa de implantação mais atraente.

Imagine uma indústria que precise implementar uma infraestrutura única para conectar um sensor ou dispositivo de rastreamento na linha de produção. Esses pontos de acesso modernos agora podem atuar como a base para desbloquear uma ampla gama de soluções de IoT (internet das coisas) e rastreamento, simplificando a maneira como as empresas adotam o conceito de Indústria 4.0, e da mesma forma que alivia muitos obstáculos históricos de infraestrutura para escalar e transferir dados entre instalações.

Protocolos de rede Industriais

A rede corporativa tradicional há muito tempo se concentra na Ethernet e não tem a capacidade de oferecer suporte a protocolos industriais. Isso está mudando rapidamente com soluções que agora oferecem suporte nativo a protocolos industriais como Modbus, Profinet, BACnet ou OPC-UA, para citar alguns. Significa que não apenas é possível processar protocolos industriais, mas proteger e otimizar de forma inteligente o tráfego lateral entre dispositivos industriais, como PLCs, RTUs e ao mesmo tempo integra os dispositivos de forma equilibrada na empresa.

Segurança Industrial: agora é amplamente conhecido pelos executivos que com a adoção da Indústria 4.0 vem um aumento do risco e um ataque em expansão

Segurança industrial

Evidentemente que com o advento da Indústria 4.0, aumenta o risco e as possibilidades de ataque e invasão de redes. Pesquisas recentes mostram que 60% dos líderes de negócios consideram a segurança como o maior desafio para a implantação em escala da IoT (internet das coisas). E no ambiente industrial, a mensuração da vida útil de equipamentos industriais aliada as soluções de segurança na borda, rede e em toda a empresa nunca foram tão críticas. Os dispositivos sem fio da próxima geração incluem segurança e sensores integrados, inspeção profunda de pacotes de protocolos industriais, contexto de tecnologia operacional e integração total com Centros de Operação de Segurança (SOCs) corporativos, além de plataformas de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM).
Essa abordagem permite que as redes modernas introduzam a detecção de ameaças, não apenas onde a rede corporativa encontra a rede industrial. Essa alteração permite o monitoramento de segurança do tráfego na camada de zona celular 0-1, incluindo dispositivos como PLCs, RTUs e sensores. A convergência de Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional agora é possível, diminuindo os riscos e desafios enquanto atende às necessidades de ambas as partes interessadas.

Resiliência com 4G / 5G:

Muitas soluções sem fio oferecem opções de redundância na rede local, mas o que acontece se a rede cair? Como a linha de produção as maquinas continuam operando, sensores, mobilidade e comunicações essenciais sem interrupções?

Muitas soluções sem fio oferecem opções de “backhaul” celular seguras, garantindo flexibilidade com opções de conectividade Secure WAN ou SD-WAN e servindo como um backup para minimizar interrupções na planta.

Adequação ao ambiente:

Além de todos os recursos significativos de Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional outra área a ser considerada é a diversidade da maioria das linhas de produtos de pontos de acesso. Eles não apenas podem revelar um novo valor, mas muitos vêm em novos formatos projetados para operar em alguns dos ambientes mais desafiadores e regulamentados típicos do espaço industrial. Incluindo altas classificações de IP que protegem contra líquidos, partículas e classificações de alto impacto. Também existem opções para atender a locais perigosos ou ordens intrinsecamente seguras para evitar faíscas ou explosão. Por causa desses novos formatos, qualquer fabricante pode operar sem fio em ambientes hostis interna ou externamente.

Edge Compute:

Como a tendência dos dados da indústria operarem quase na sua totalidade na nuvem; surgiram muitas soluções sem fio oferecendo soluções de computação de ponta e permitindo que equipes de tecnologia operacional distribuam contêineres e máquinas virtuais em computação de ponta nos próprios pontos de acesso. Esse recurso transforma como o DevOps projeta, implanta e oferece suporte a soluções inteligentes em toda a empresa, incluindo os ambientes de tecnologia operacional. Esse recurso permite que os fabricantes tomem decisões na ponta e alterem a forma como os dados são processados ​​e integrados aos data centers e à nuvem.

Todas as soluções sem fio de última geração combinadas permitem a adoção de manufatura inteligente, integram tecnologia operacional com tecnologia da informação, quebrando barreiras de longa data à inovação digital e fornecem soluções de segurança com a promessa de um único painel de vidro. Com uma rede compartilhada na base, as redes sem fio modernas de hoje são agora um investimento prudente, permitindo mais do que apenas verificar e-mails. Os fabricantes agora podem definir um curso para uma organização mais integrada digitalmente e operacionalmente excelente.

Para saber mais sobre como as soluções wireless podem melhorar a sua empresa entre em contato conosco hoje mesmo.

 

 

solicitar-projeto-de-infraestrutura-de-ti

Posts Relacionados